Política

Lula declara apoio a Boulos e fala em ‘compromisso histórico’

Ex-presidente diz que voto no candidato do PSOL tem importância para ‘restabelecer a democracia no Brasil’

Fotos: Ricardo Stuckert - Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula declarou na tarde desta terça-feira 17 seu apoio ao candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), no segundo turno das eleições.

“Todos os eleitores e eleitoras que votam no PT, todos os eleitores que são de esquerda, todos os eleitores progressistas, todos que querem restabelecer a democracia no Brasil, têm agora o compromisso histórico de votar no companheiro Guilherme Boulos para prefeito de São Paulo”, escreveu Lula no Twitter.

Na noite da segunda-feira 16, o PT em São Paulo oficializou o apoio da legenda a Boulos. “É necessário derrotar o projeto neoliberal representado por Bruno Covas, João Doria e Bolsonaro, motivo pelo qual o PT paulistano entende a importância de eleger Guilherme Boulos prefeito”, diz nota do partido.

Ainda na noite do domingo 15, após a confirmação de que Boulos chegou ao segundo turno para enfrentar Bruno Covas (PSDB), o candidato do PT, Jilmar Tatto, se colocou ao lado do postulante do PSOL. “Acabei de ligar para Guilherme Boulos, a quem tenho como um irmão mais novo. Desejei sorte e disse que ele pode contar comigo e com a nossa valente militância para virar o jogo em São Paulo”, disse Tatto nas redes sociais.

Na segunda-feira, o PCdoB, que teve como candidato  à Prefeitura no primeiro turno o deputado federal Orlando Silva, também se juntou a Boulos. A notícia foi divulgada nas redes sociais pelo próprio Orlando. “O PCdoB decidiu apoiar a candidatura de Guilherme Boulos e Luiza Erundina à Prefeitura. Foi importante derrotar Bolsonaro no 1º turno! Agora é construir um projeto popular que priorize emprego e renda e faça de São Paulo uma cidade livre do racismo. Vamos juntos!”, tuitou o parlamentar.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar