Política

Lula critica privatização da BR Distribuidora e diz que ‘atravessadores’ impedem queda no preço do diesel

Os aumentos abusivos e a falta de repasse das reduções nos preços ao consumidor são reclamações constantes do governo

Lula critica privatização da BR Distribuidora e diz que ‘atravessadores’ impedem queda no preço do diesel
Lula critica privatização da BR Distribuidora e diz que ‘atravessadores’ impedem queda no preço do diesel
O presidente Lula (PT). Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) criticou nesta terça-feira 31 a privatização da BR Distribuidora, entregue à iniciativa privada por Jair Bolsonaro (PL) em 2021. Segundo o presidente, as medidas da Petrobras e do governo para conter a alta no diesel não chegam ao consumidor final graças a “atravessadores”.

“Nós tomamos todas as medidas possíveis para evitar o aumento do óleo diesel, mas no governo passado eles venderam a distribuidora [BR Distribuidora]. Então, mesmo que a Petrobras abaixe o preço, ele não chega na ponta, porque os atravessadores não deixam“, afirmou.

“Nós estamos usando todos os órgãos de fiscalização, nós só vamos sossegar quando o preço do óleo diesel não subir”, disse o presidente em um evento que celebra 21 anos do Programa Universidade para Todos.

Os aumentos abusivos e a falta de repasse das reduções nos preços ao consumidor são reclamações constantes do governo Lula. Com a escalada dos preços nas últimas semanas, Polícia Federal, a Secretaria Nacional do Consumidor e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis têm fechado o cerco contra postos suspeitos de promover aumentos irregulares nos preços de combustíveis.

Durante a operação Vem Diesel, deflagrada na última sexta-feira, a ANP lavrou 16 autos de infração por indícios de prática de preço abusivo. Em um dos casos, identificou sinais de aumento de 277% na margem bruta do diesel, de acordo com a Senacon.

Em seu discurso, Lula ainda voltou a dizer que a guerra no Oriente Médio, responsável pela escalada nos preços dos combustíveis mundialmente, é culpa dos EUA – o País, junto com Israel, lançou uma série de ataques contra o Irã em 28 de fevereiro.

“A guerra é do [Donald] Trump, não é do povo brasileiro. A gente não tem que ser vítima dessa guerra. Este País é nosso e ninguém vai meter o bedelho”, completou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo