Política
Lula critica gastos com guerras e defende investimentos em alimentos
Em seu discurso, o presidente citou o conflito na Ucrânia e a atuação de Israel em Gaza


O presidente Lula (PT) criticou nesta segunda-feira 19 os gastos com guerras ao redor do mundo e clamou por mais investimentos na produção de alimentos. As falas do presidente foram durante o encontro com as delegações do II Diálogo Brasil-África.
“Imagina se o dinheiro que está sendo gasto na guerra da Ucrânia com a Rússia, da Rússia com a Ucrânia, estivesse sendo gasto com a produção de alimentos. Imagina se o dinheiro que o exército de Israel gasta para matar mulheres e crianças na Faixa de Gaza fosse utilizado para transferir tecnologias para países que precisam. O mundo seria outro”, disse o presidente.
O petista ainda citou que o mundo gastou no ano passado cerca de 2,4 trilhões de dólares em armamentos e conflitos. “E não teve a mesma coragem e ousadia de gastar isso ensinando as pessoas a plantar e a colher aquilo que a gente come em cada país”, afirmou em seu discurso na cerimônia realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília.
O II Diálogo Brasil-África será realizado de 20 a 22 de maio de 2025, em Brasília. Entre os principais objetivos do encontro, estão a troca de conhecimentos e tecnologias e o debate do papel de políticas bem-sucedidas no combate à fome e à pobreza.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Haddad apresenta a Lula novas medidas fiscais para cumprir meta
Por Agência Brasil
Quaquá desiste de candidatura à presidência do PT, em vitória para favorito de Lula
Por Wendal Carmo