Mundo

Lula conversa com premiê do Reino Unido sobre democracia e economia verde

Rishi Sunak assumiu o cargo em outubro, após saída de Liz Truss

O premiê do Reino Unido, Rishi Sunak. Foto: Jeff OVERS / BBC / AFP
Apoie Siga-nos no

O governo do Reino Unido informou que o primeiro-ministro Rishi Sunak conversou com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta sexta-feira 9, para felicitá-lo sobre a vitória na eleição deste ano.

Em nota, a administração inglesa declarou que Sunak e Lula “concordaram com a importância de promover valores democráticos” e “discutiram planos para fortalecer a cooperação para abordar prioridades compartilhadas”.

O texto diz que os dois líderes manifestaram preocupação com a preservação dos recursos naturais e “destacaram a importância de tomar medidas para reverter a perda florestal”.

Segundo o comunicado, Lula informou Sunak sobre os planos para a preservação da biodiversidade e ressaltou a “transição para uma economia mais verde”.

O primeiro-ministro do Reino Unido havia parabenizado a vitória de Lula logo no dia 31 de outubro, manhã do dia posterior ao resultado da eleição brasileira.

Na ocasião, Sunak havia dito que estava ansioso para trabalhar em conjunto com o Brasil, “desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos”.

Ex-ministro de Finanças, Sunak foi eleito premiê do Reino Unido em outubro, após Liz Struss deixar o cargo no dia 25 do mesmo mês.

Ele ainda concorreria ao cargo com Penny Mordaunt, mas ela anunciou a desistência da corrida à liderança do Partido Conservador, que governa o País, pouco antes do fim do prazo para a confirmação das candidaturas.

Sunak foi nomeado premiê em 25 de outubro, no Palácio de Buckingham.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo