Política

Lula: “Como na Alemanha nazista, querem destruir o Brasil começando pela cultura”

O ex-presidente acredita que Bolsonaro tenta desmontar a cultura porque quer se vingar dos artistas que fizeram oposição a ele

Lula não arreda pé. Foto: Edilson Junior
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva afirmou, na noite desta quarta-feira 18, que o governo de Jair Bolsonaro destrói a cultura assim como fez Hitler. “Como na Alemanha nazista, querem destruir o Brasil começando pela cultura”, disse o petista.

Lula esteve presente em um evento com artistas no Circo Voador, centro do Rio de Janeiro. Em sua fala, o petista acredita que Bolsonaro tenta desmontar a cultura porque quer se vingar dos artistas que fizeram oposição a ele no período eleitoral, e porque a cultura representa “vida e libertação”.

“Cultura é vida, e o atual governo vive de promover a morte. Cultura é libertação, e o Bolsonaro é contra todas as formas de liberdade, inclusive de pensamento e de expressão”, afirmou.

No palco, ao lado de Lula, estavam personalidades políticas e artística.  Dilma Rousseff (PT), Fernando Haddad (PT), Gleisi Hoffmann (PT) e Marcelo Freixo (PSOL) eram nomes que acompanhavam o petista no evento. Estiveram presentes, também, artistas como Dira Paes, Agnaldo Timóteo, Osmar Prado e Bete Mendes.

Lula voltou a afirmar que a partir de janeiro fará uma caravana pelo Brasil, considerados por muitos como uma pré-campanha para as eleições de 2020. Marcelo Freixo, que até o momento é o candidato de Lula para a prefeitura do Rio, já anunciou que acompanhará o ex-presidente.

E no seu discurso Lula voltou a dar indícios que vá apoiar Freixo. “Vamos reestabelecer nossas relações com o PSOL, o PC do B e com grande parte do PDT”, afirmou Lula. Recentemente, por outro lado, o ex-presidente defendeu candidaturas próprias do PT em 2020. ​

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo