Política
Lula cancela 18 indicações de Bolsonaro para governo e embaixadas
Congresso ainda não havia validado os nomes escolhidos pelo ex-presidente; alguns foram apresentados após o segundo turno
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrubou 18 nomes indicados por Jair Bolsonaro (PL) para a diretoria de órgãos públicos, agências reguladoras e comando de embaixadas do País no exterior.
Os nomes, relacionados a partir de dezembro de 2021, ainda aguardavam aprovação do Congresso.
A derrubada das indicações foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 31, véspera do retorno do recesso no Legislativo e eleição dos presidentes da Câmara e do Senado.
Das indicações do ex-capitão pendentes de aprovação, dez foram feitas após o segundo turno das eleições presidenciais.
Apesar de ter aprovado algumas, o Senado adiou a análise de nomeações para cargos considerados mais estratégicos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Governo Lula nomeia 122 militares no GSI
Por CartaCapital
Lula irá extinguir o Casa Verde e Amarela e relançar Minha Casa Minha vida no dia 14, diz Jerônimo
Por CartaCapital



