Política
Lula: Brasil quer fortalecer relação com a China, mas sem ‘brigar’ com os EUA
Presidente ressaltou a pluralidade das relações internacionais brasileiras
O presidente Lula (PT) exaltou nesta segunda-feira 22 a relação do Brasil com China, mas afirmou que não quer quer brigar com os Estados Unidos para ter uma relação com o país asiático. Segundo Lula, o Brasil também não planeja desagradar a China para “estar junto” com os EUA.
“Não tem alternativa para um país do tamanho do Brasil, que não seja a pluralidade nas suas relações com todo mundo. Nós não queremos brigar com os Estados Unidos para estar junto com a China. Nós não queremos brigar com a China para estar junto com os Estados Unidos”, disse.
As falas de Lula foram em entrevista no Palácio da Alvorada a agências internacionais. A íntegra da conversa com jornalistas foi divulgada pelo Planalto na noite desta segunda.
Lula reforçou a importância da economia chinesa e afirmou que o país é um parceiro essencial na luta para o crescimento econômico do Brasil. A China ganhou grande destaque no comércio exterior brasileiro, sendo o principal parceiro comercial do país desde 2009.
O presidente da China, Xi Jinping, planeja ir ao Brasil em novembro para uma visita de Estado. Lula prometeu “uma grande festa” para receber o homólogo chinês.
Apesar disso, o presidente ressaltou a pluralidade das relações internacionais brasileiras. “Nós queremos ter relação com a China, com os Estados Unidos, com a Alemanha, queremos ter aliança na América do Sul, porque esse é o papel de um país do tamanho do Brasil”, afirmou.
A expectativa é que o encontro entre as lideranças seja às vésperas da cúpula do G20, que vai acontecer no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Aprovação de Lula é a maior entre presidentes da América do Sul; confira o ranking
Por CartaCapital
‘Pelo menos Janja estará aqui e será bem acolhida’, diz Macron sobre ausência de Lula nas Olimpíadas
Por RFI



