Mundo
Lula anuncia pronunciamento nesta quinta-feira sobre tarifaço de Trump
A fala do presidente será divulgada em rede nacional de rádio e televisão às 20h25
O presidente Lula (PT) anunciou que fará um pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira 17, às 20h25, sob o mote ‘Brasil Soberano’. O discurso deve abordar o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros vendidos no mercado dos EUA, medida comunicada pelo presidente Donald Trump na semana passada.
A fala do presidente será gravada e terá 4 minutos e 50 segundos de duração. O pronunciamento de Lula acontece um dia após o governo brasileiro enviar uma carta aos Estados Unidos na qual se diz disposto a negociar, e sinaliza “indignação” com a tarifa de 50% anunciada por Trump.
A nova carta foi assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O governo também cobrou uma resposta a uma outra carta com teor semelhante, enviada em maio deste ano, que nunca obteve resposta.
Embora defenda a negociação diplomática contra a medida, Lula tem sido enfático ao pontuar que o Brasil não aceitará interferência externa e está pronto para usar a chamada Lei da Reciprocidade Econômica e até recorrer à Organização Mundial de Comércio (OMC).
As críticas de Lula também tem se estendido ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi citado por Trump como um dos motivos para a tarifa. O republicano e o ex-senador Marco Rubio, atual secretário de estado norte-americano, tem feito acusações de que o Supremo Tribunal Federal estaria atacando Bolsonaro ao dar andamento às investigações que apuram uma tentativa de golpe de estado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Casa Branca contesta Lula e classifica Trump como ‘líder do mundo livre’
Por Vinícius Nunes
Lula critica Trump e fala em taxar big techs dos EUA
Por CartaCapital
Lula volta a defender soberania e diz que Bolsonaro é ‘patriota falso’
Por CartaCapital



