Mundo

Lula anuncia plano com 100 ações para relação com a Argentina e defende ‘moeda de referência’

Após encontro com Alberto Fernández, o petista afirmou ser necessário adotar soluções que viabilizem integração financeira e facilitem as trocas

Alberto Fernández e Lula em Brasília. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula anunciou nesta segunda-feira 26 um pacote de aproximadamente 100 ações para intensificar um “projeto conjunto de desenvolvimento” com a Argentina. A declaração foi concedida após encontro com o presidente Alberto Fernández, em Brasília.

O petista afirmou ser necessário adotar soluções que viabilizem maior integração financeira e facilitem as trocas entre os países.

Entre as opções, prosseguiu Lula, está a criação de uma moeda de referência para o comércio regional, sem eliminar as divisas nacionais.

Estamos trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente das exportações brasileiras para a Argentina. Não faz sentido que o Brasil perca espaço no mercado argentino para outros países porque esses oferecem crédito e nós não”, disse o presidente brasileiro após a reunião. “Todo mundo tem a ganhar: as empresas e os trabalhadores brasileiros e os consumidores argentinos.”

Maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, os argentinos enfrentam uma grave crise econômica, com desvalorização da moeda local, perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Em março, a inflação chegou a 104% ao ano.

Lula, por sua vez, tem buscado articular iniciativas de ajuda aos países vizinhos, principalmente para evitar queda nas exportações brasileiras.

Desde janeiro, Lula e Fernández encontraram-se quatro vezes. Além da posse de Lula, em janeiro, o presidente brasileiro fez uma visita oficial à Argentina na sua primeira viagem internacional.

Já Fernández veio outras duas vezes a Brasília – uma para se reunir diretamente com o presidente da República e outra para participar da cúpula de presidentes sul-americanos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo