Política
Lula antecipa retorno ao Palácio do Planalto após acidente doméstico
A previsão inicial era que o presidente ficasse afastado até a próxima segunda-feira
O presidente Lula (PT) antecipou para esta sexta-feira 25 sua volta ao Palácio do Planalto, onde assinará o acordo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015.
Inicialmente, a volta do petista estava prevista para a próxima segunda-feira 28, conforme divulgado pela primeira-dama Janja da Silva.
Lula está afastado do Planalto desde que sofreu um acidente doméstico, no último sábado, quando bateu a cabeça e precisou levar pontos na região da nuca. Por recomendação médica, o presidente cancelou sua participação presencial na Cúpula do BRICS, realizada na Rússia, e marcou presença remotamente nas reuniões.
Ele deverá passar por novos exames de imagem em um hospital de Brasília antes de seguir para a cerimônia no Planalto. O evento está marcado para as 10h.
O acordo a ser assinado envolve um valor de 167 bilhões de reais em reparações, dos quais 130 bilhões em novos recursos, visando à recuperação dos danos ambientais e sociais causados pela tragédia de Mariana, que resultou na morte de 19 pessoas e na poluição do Rio Doce, além de gerar impactos em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Apesar do retorno antecipado, Lula não deverá participar dos últimos atos de campanha em São Paulo, nem votar no segundo turno das eleições municipais, devido a orientações médicas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Exames mostram estabilidade e Lula pode seguir trabalhando, diz novo boletim médico
Por CartaCapital
Os detalhes da conversa ao telefone entre Lula e Putin, segundo o governo
Por CartaCapital



