Política

Lula abre 25 pontos de vantagem entre os beneficiários do Auxílio Brasil, mostra o Ipec

O petista tem 52% das intenções de voto, contra apenas 27% do ex-capitão. A ampla vantagem é registrada mesmo após promulgação da PEC Eleitoral

Fotos: Ricardo Stuckert e Mauro PIMENTEL / AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) abriu 25 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) entre os beneficiários do Auxílio Brasil, de acordo com a nova rodada da pesquisa do instituto Ipec, divulgada na noite desta segunda-feira 15.

Ao todo, o petista reuniu 52% das intenções de voto entre aqueles que recebem o auxílio ou moram com algum beneficiário do programa. Bolsonaro, por sua vez, angariou apenas 27% das indicações neste segmento da população.

A diferença reflete a ainda baixa conversão da PEC Eleitoral em intenções de voto para Bolsonaro. O ex-capitão tinha no programa a sua principal aposta para reverter a histórica desvantagem que tem no segmento mais pobre da sociedade, que vive com um salário mínimo ou menos por mês. Segundo a Ipec, nesta parcela do Brasil, Bolsonaro perde para Lula por 60% a 19%. O grupo é formado em grande maioria por beneficiários do Auxílio Brasil.

Além do Ipec, outros levantamentos com metodologias distintas já haviam indicado o baixo retorno eleitoral para Bolsonaro com a medida. A pesquisa PoderData do último dia 5 de agosto, por exemplo, indicou um crescimento de 10 pontos percentuais em apenas 15 dias na reprovação ao trabalho do ex-capitão entre aqueles que recebem Auxílio Brasil. Na ocasião, Bolsonaro era reprovado por 65% dos beneficiários do programa.

Nas campanhas, Lula tem usado a ‘data de validade’ do aumento concedido por Bolsonaro no programa. O Auxílio Brasil de 600 reais vai só até dezembro, fato usado pelo petista para explicitar o caráter eleitoreiro da medida. Em live recente ao lado do novo aliado André Janones (Avante), Lula garantiu que o valor será permanente em um eventual novo governo.

Bolsonaro, por sua vez, pretende explorar a ampliação dos benefícios durante sua busca pela reeleição. Um documento do PL, partido do presidente, assinado por Valdemar Costa Neto, líder da legenda, indica que as campanhas de Bolsonaro e aliados têm usado números inflados e distorcidos nos discursos sobre o programa.

Os dados da pesquisa Ipec foram obtidos a partir de 2 mil entrevistas presenciais entre os dias 12 e 14 de agosto, período que já compreende o novo valor do Auxílio Brasil. A margem de erro do levantamento, que foi contratado pela TV Globo, é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral, o monitoramento do Ipec está registrado sob o número BR-03980/2022.

Na segunda-feira, no recorte eleitoral geral, a pesquisa revelou que Lula tem, neste momento, vantagem de 12 pontos percentuais sobre Bolsonaro no primeiro turno e 16 pontos em um eventual segundo turno. A avaliação do governo no levantamento ficou em 37% de aprovação e 57% de reprovação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo