Política
Luiz Fux é eleito novo presidente do Supremo Tribunal Federal
Ministro entra no lugar de Dias Toffoli a partir de setembro para cumprir um mandato de dois anos
Após eleição antecipada para esta quinta-feira 25, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, foi eleito o mais novo presidente da Corte.
A posse do ministro está marcada para o dia 10 de setembro, início de um mandato de dois anos. Para o cargo de vice-presidente, até então ocupado por Fux, assume a ministra Rosa Weber.
A eleição tradicionalmente ocorre em agosto, porém, devido ao cenário de incertezas provocado pelo coronavírus, os ministros decidiram votar hoje, por teleconferência.
Fux está no Supremo desde 2011, e foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Antes, foi ministro do Superior Tribunal de Justiça, desembargador e juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. É doutor em Direito Processual Civil pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), onde também deu aulas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



