Política

Luís Roberto Barroso vota a favor de prisão após 2ª instância

Antes de Barroso, votaram os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello

O ministro Luís Roberto Barroso. (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)
Apoie Siga-nos no

O ministro Luís Roberto Barroso votou a favor da execução de prisão após condenação em 2ª instância, formando maioria em placar de 3 a 1. Antes de Barroso, votaram os ministros Edson Fachin (a favor), Alexandre de Moraes (a favor) e Marco Aurélio Mello (contra).

“Ao contrário do sugerido, a possibilidade de execução da pena após a condenação em segundo grau diminuiu o índice de encarceramento no Brasil”, afirmou Barroso. Ele apresentou dados que disse ter recebido do Departamento Penitenciário Nacional. Os números indicam redução no aumento de prisões a partir de 2016.

Segundo informações citadas por Barroso, entre 2009 e 2016, período em que o entendimento do STF favorecia prisão após o trânsito em julgado, o encarceramento aumentou, em média, 6,25% ao ano. Após 2016, quando o critério mudou, a média caiu para 1,46%.

Os ministros julgam três Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) movidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelos partidos PCdoB e Patriota. As ações questionam a legalidade da prisão após 2ª instância em relação ao princípio de presunção de inocência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar