Política

Lobista orientou tucano sobre como obter dinheiro para o Metrô

Em 2006, o senador Aloysio Nunes, que coordenava a campanha de José Serra ao governo paulista, trocou e-mail com consultor acusado de corrupção

Apoie Siga-nos no

Acusado de atuar como lobista da multinacional francesa Alstom, o ex-secretário Estadual dos Transportes Jorge Fagali Neto fez sugestões, no fim de 2006, sobre como o governo estadual, sob comando do PSDB desde 1994, deveria agir para buscar recursos no exterior para as obras do Metrô. A revelação, baseada em uma cópia de e-mail em posse da Polícia Federal, foi revelada nesta quarta-feira 4 pelo jornal O Estado de S.Paulo.

O e-mail, de 26 de setembro daquele ano, tinha como endereço o senador tucano Aloysio Nunes Ferreira (SP), então coordenador da campanha de José Serra (PSDB) para o governo de São Paulo. Uma dessas sugestões, segundo o jornal, foi concretizada após a eleição do tucano. Na época, Aloysio Nunes havia assumido a Casa Civil. Ainda de acordo com o jornal, a obra foi tocada por um consórcio que tinha a Alstom como sócia.

Fagali é um dos 11 indiciados pela Polícia Federal por suspeita de ilegalidades envolvendo contratos de energia da Alstom com o governo estadual. Ele é suspeito de cometer crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Na imagem do consultor, que nega as acusações, orienta Aloysio Nunes, a quem sucedeu na secretaria dos Transportes durante o governo Antonio Fleury Filho, a acionar o Banco Mundial para obter recursos para a Linha 4-Amarela do Metrô. Para isso, sugere um aditamento ao contrato com a instituição.

Sempre de acordo com a reportagem, em abril de 2008, no segundo ano da gestão Serra, o governo assinaria com o Banco Mundial, conforme sugerido pelo consultor, um aditamento de 95 milhões de dólares ao contrato de 209 milhões dólares, firmado em 2002, para a ampliação e aquisição de equipamentos, três e trilhos.

O e-mail de Fagali ao tucano chegou às PF por meio de uma ex-funcionária do consultor chamada Edna da Silva Flores. Em depoimento à polícia, em 9 de outubro, ela revelou que “Fagali trocava e-mails com Aloysio Nunes acerca de licitações de metrô em SP”. Ela relatou ainda a amizade do consultor com outros políticos, como José Serra.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo