CartaExpressa
Lira diz trabalhar pela ‘sustentação política’ do governo Lula na Câmara
O presidente da Câmara se manifestou sobre as negociações do Centrão por ministérios


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou estar “trabalhando” com os líderes partidários pela articulação de uma base para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em publicação no Twitter nesta segunda-feira 31, Lira comentou as negociações por ministérios que partidos do bloco conhecido como “Centrão” têm protagonizado.
“A escolha de ministros para a formação de um ministério é prerrogativa exclusiva do presidente da República. Cabe a ele estabelecer um diálogo republicano com as direções e os líderes partidários”, escreveu.
“Continuo trabalhando junto a eles para fazer a composição adequada para o governo obter a necessária sustentação política no Congresso Nacional, conforme diálogo mantido com o presidente da República, após a votação da reforma tributária.”
“À presidência da Câmara dos Deputados cabe, prioritariamente, manter a relação institucional com a Presidência da República para buscar a aprovação de matérias de interesse do país”, completou o deputado.
[+] governo obter a necessária sustentação política no Congresso Nacional, conforme diálogo mantido com o presidente da República, após a votação da reforma tributária.
À presidência da Câmara dos Deputados cabe, prioritariamente, manter a relação institucional com a [+]
— Arthur Lira (@ArthurLira_) July 31, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.