CartaExpressa

Lindbergh pede a expulsão do embaixador de Israel após reunião com Bolsonaro

Daniel Zonshine esteve no Congresso com políticos de extrema-direita sob a justificativa de exibir imagens da guerra

O embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) reivindicou a expulsão do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, após o diplomata realizar uma reunião no Congresso Nacional com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de parlamentares da extrema-direita, na quarta-feira 9.

Em postagem na rede social X, Lindbergh escreveu que Zonshine “passou do limite” e que o Itamaraty deveria requisitar a retirada do embaixador do País.

“O embaixador de Israel, Daniel Zonshein, cruzou a linha do aceitável. Criticou publicamente Lula e o governo, que desde o início do conflito só pregam e trabalham pela PAZ, e agora se reúne com Bolsonaro e bolsonaristas pra fazer política? Devia estar seriamente empenhado em retirar brasileiros da região, isso sim. Basta. Que o Itamaraty avalie e requisite sua expulsão do País”, publicou.

Segundo a Embaixada de Israel, a reunião havia sido convocada por meio de um convite enviado a todos os deputados, independentemente de posição ideológica. No entanto, antes do evento, parlamentares de PT, PSOL e PV disseram à reportagem não tinham conhecimento do chamado.

Na ocasião, Zonshine exibiu vídeos da guerra que teriam provas de crimes cometidos pelo Hamas, grupo considerado terrorista por Israel. O encontro durou cerca de uma hora. Em seguida, Bolsonaro saiu do Congresso sem dar entrevista a jornalistas.

A reportagem procurou o Itamaraty, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo