CartaExpressa
Lindbergh aciona Justiça contra Flávio Bolsonaro por vídeo editado de Lula
Segundo o deputado petista, a manipulação das imagens ‘ultrapassa os limites da liberdade de expressão’
O líder do PT na Câmara, o deputado federal Lindbergh Farias (RJ), acionou nesta terça-feira 20 a Advocacia-Geral da União, o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pela publicação de um vídeo editado do presidente Lula (PT).
O conteúdo publicado por Flávio atribui falsamente a Lula a afirmação de que “pobre não nasceu para estudar”. No conteúdo original, o presidente criticava a visão de elites históricas brasileiras que defendiam que pobres não deveriam ter acesso à universidade.
Segundo Lindbergh, a manipulação das imagens “ultrapassa os limites da liberdade de expressão no sentido da crítica política legítima e configura manipulação deliberada de conteúdo audiovisual, técnica típica de fake news“.
O deputado pede que o senador seja condenado por desinformação estruturada, abuso da liberdade de expressão e propaganda política antecipada negativa. “O nosso pedido também ressalta que a eventual exclusão posterior da publicação não afasta a ilicitude, já que o conteúdo segue circulando em diversos perfis, produzindo efeitos permanentes”, explicou.
Lindbergh solicitei a extração de cópias para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como medida preventiva para monitoramento e repressão desse modus operandi no período eleitoral, e também para o Supremo Tribunal Federal, para avaliação de eventual conexão com o Inquérito nº 4.781, que apura redes de fake news e milícias digitais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Como o PL lê o desempenho de Flávio Bolsonaro na primeira Quaest do ano
Por Vinícius Nunes
‘Confio na lealdade’: Flávio Bolsonaro insiste em apoio de Tarcísio, apesar do silêncio
Por CartaCapital
Quaest testa Lula contra Flávio Bolsonaro e Tarcísio; veja os resultados
Por CartaCapital



