Política

Liminar do TSE suspende propaganda no rádio em que Lula aparece

O ministro Luís Felipe Salomão acata representação do Partido Novo

Apoie Siga-nos no

O ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral, acatou uma representação do Partido Novo e concedeu uma liminar para suspender a campanha no rádio do PT que apresenta Lula como candidato à presidência. Segundo Salomão, os comerciais afrontam a decisão da corte que considerou o ex-presidente inelegível.

Leia também:
PT tira Lula como candidato do primeiro programa eleitoral
Por 6 votos a 1, TSE decide barrar candidatura de Lula

“De fato, o programa expressamente faz referência a Lula como candidato a presidente – de maneira enfática – em frontal oposição ao que foi deliberado pela Corte”, anotou o magistrado no despacho. Salomão estabeleceu multa de 500 mil reais para cada propaganda transmitida pelo rádio e que descumpra a decisão.

Ao conceder a liminar, o ministro afirmou que a atuação urgente se justifica para garantir o equilíbrio do processo eleitoral. “A Justiça Eleitoral foi criada e existe justamente para garantir segurança jurídica e transparência ao processo democrático, tal decisão há de ser cumprida integralmente, sob pena de descrédito da determinação da Corte”.

Na sexta-feira 31, o TSE decidiu por 6 votos a 1 pela inelegibilidade do ex-presidente com base na Lei da Ficha Limpa, que proíbe condenados em segunda instância de disputar eleições. O PT tem 10 dias para apresentar um novo candidato.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo