Política

Liminar do TSE suspende propaganda no rádio em que Lula aparece

O ministro Luís Felipe Salomão acata representação do Partido Novo

Liminar do TSE suspende propaganda no rádio em que Lula aparece
Liminar do TSE suspende propaganda no rádio em que Lula aparece
Apoie Siga-nos no

O ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral, acatou uma representação do Partido Novo e concedeu uma liminar para suspender a campanha no rádio do PT que apresenta Lula como candidato à presidência. Segundo Salomão, os comerciais afrontam a decisão da corte que considerou o ex-presidente inelegível.

Leia também:
PT tira Lula como candidato do primeiro programa eleitoral
Por 6 votos a 1, TSE decide barrar candidatura de Lula

“De fato, o programa expressamente faz referência a Lula como candidato a presidente – de maneira enfática – em frontal oposição ao que foi deliberado pela Corte”, anotou o magistrado no despacho. Salomão estabeleceu multa de 500 mil reais para cada propaganda transmitida pelo rádio e que descumpra a decisão.

Ao conceder a liminar, o ministro afirmou que a atuação urgente se justifica para garantir o equilíbrio do processo eleitoral. “A Justiça Eleitoral foi criada e existe justamente para garantir segurança jurídica e transparência ao processo democrático, tal decisão há de ser cumprida integralmente, sob pena de descrédito da determinação da Corte”.

Na sexta-feira 31, o TSE decidiu por 6 votos a 1 pela inelegibilidade do ex-presidente com base na Lei da Ficha Limpa, que proíbe condenados em segunda instância de disputar eleições. O PT tem 10 dias para apresentar um novo candidato.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo