Política

Líderes e Padilha tentam encontrar estratégia para engrossar base de Lula no Congresso

Um das preocupações é acalmar Elmar Nascimento, do União Brasil, que foi vetado para ministério

Padilha e Lula. Foto: Sergio LIMA / AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se reúne nesta terça-feira 3, pela primeira vez depois da posse, com o líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para definir a estratégia para engrossar a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Legislativo.

A primeira missão será monitorar a tramitação das três primeiras Medidas Provisórias editadas pelo governo, que tratam da desoneração de combustíveis, a reorganização administrativa e a modulação de programas sociais.

De acordo com um dos líderes, o objetivo do encontro será “afinar a viola”. Uma das tarefas do grupo é acalmar o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), que foi vetado por petistas da Bahia e ficou fora do Ministério.

Ainda segundo o mesmo líder, a meta do governo é ter uma base de 280 deputados. Os nove partidos que indicaram ministros possuem um total de 262 deputados. Há dúvidas, porém, se o União Brasil, que ficou com três pastas (Comunicações, Turismo e Integração Nacional), entregará os 68 votos dos seus deputados.

A mesma liderança afirma que o trabalho de construção da base é industrial na Câmara e artesanal no Senado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo