Política
Líder do PT pede a Moraes o afastamento de Cláudio Castro do governo do Rio
Lindbergh Farias acusa Castro de interferir nas investigações da Operação Carbono Oculto e proteger pessoas ligadas à Refit
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, foi ao Supremo Tribunal Federal pedindo o afastamento do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), por supostamente interferir nas investigações da Operação Carbono Oculto e proteger pessoas ligadas à Refit.
A refinaria acumula mais de 13 bilhões de reais em dívidas com o Estado e é investigada por fraude e lavagem de dinheiro. O parlamentar pediu ao ministro Alexandre de Moraes que seja determinada a instauração de um inquérito criminal, a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico do governador e o seu afastamento cautelar do cargo.
De acordo com a representação, em vez de apoiar a atuação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Polícia Federal, o governo fluminense, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ), ajuizou ação para reabrir a Refit, interditada em desdobramento da operação.
“O Estado, que deveria ser credor e fiscal, passou a agir como advogado do sonegador”, afirma Lindbergh. O deputado sustenta que a conduta de Castro pode configurar crimes como corrupção passiva, prevaricação, abuso de autoridade, improbidade administrativa e crime de responsabilidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O apelo de Haddad a Castro para o combate ao crime organizado no Rio
Por Gabriel Andrade
Comissão de Direitos Humanos pede prisão preventiva de Cláudio Castro após operação no Rio
Por CartaCapital



