Política

Líder do PT no Senado teria recebido 1 milhão de reais em esquema da Petrobras

Segundo ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, dinheiro teria sido utilizado para campanha de Humberto Costa para senador

Costa faz parte de uma extensa lista de políticos acusados pelo ex-diretor da Petrobras na delação premiada
Apoie Siga-nos no

O líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa (PT-PE), teria recebido 1 milhão de reais do esquema de propina e corrupção na Petrobras. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa explicou que o petista utilizou o dinheiro para a sua campanha em 2010.

Costa faz parte de uma extensa lista de políticos acusados pelo ex-diretor da Petrobras na delação premiada, pela qual espera ter sua pena reduzida dentro das investigações da Operação Lava Jato. De seus depoimentos, vieram à tona nomes como o da ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT), do ex-senador já falecido Sergio Guerra (PSDB), e do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto em acidente aéreo em agosto deste ano.

Enquanto Gleisi e Campos teriam recebido dinheiro por meio de intermediários para campanhas políticas em seus estados, Costa teria solicitado a quantia, por meio do empresário Mário Barbosa Beltrão, amigo de infância de Costa e presidente da Associação das Empresas do Estado de Pernambuco.

O dinheiro destinado a Costa, de acordo com Paulo Roberto Costa, teria saído da cota de 1% do PP, que mantinha então o controle político da diretoria de Abastecimento da estatal.

Primeiro senador pelo PT de Pernambuco, Costa foi eleito em 2010 para o cargo, depois de ter sido secretário das Cidades de Pernambuco no governo de Eduardo Campos e ministro da Saúde no primeiro mandato de Lula, entre janeiro de 2003 e julho de 2005.

Segundo o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, “um amigo” de Costa, o empresário Mário Beltrão pediu a colaboração de 1 milhão de reais para a campanha do petista ao Senado, em 2010.

Além de Costa, outros 31 nomes compõem a lista de parlamentares, entre deputados e senadores, que teriam sido beneficiados pelo esquema da Petrobras.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.