Política

Líder do PT na Câmara defende votação imediata do PL Antifacção

O texto tramita em regime de urgência e passou a travar a pauta da Casa desde a semana passada

Líder do PT na Câmara defende votação imediata do PL Antifacção
Líder do PT na Câmara defende votação imediata do PL Antifacção
Reunião com as Bancadas do Sul e Sudeste. Dep. Pedro Uczai (PT - SC) - Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Líder do PT na Câmara, o deputado federal Pedro Uczai (SC), defendeu nesta quinta-feira 19 a votação imediata do PL Antifacção. A proposta, enviada pelo Palácio do Planalto para conter o avanço da criminalidade no País, tramita em regime de urgência e, por isso, passou a travar a pauta da Casa desde a semana passada. Para que outros projetos sejam analisados, a proposta precisa ser votada antes.

Segundo ele, a bancada petista apoia a análise do texto não apenas para destrancar a pauta, mas também pela relevância e urgência que o tema exige do Parlamento. O projeto foi aprovado pela Câmara e, em seguida, analisado pelo Senado, que promoveu ajustes no texto. A proposta então retornou à análise dos deputados, responsáveis pela palavra final.

Na avaliação de Uczai, a versão elaborada pelos senadores deve ser apreciada por apresentar maior qualidade técnica e resgatar pontos centrais do projeto do governo, como a integração dos órgãos de segurança. “Mantemos a mesma posição adotada antes do carnaval. A bancada tem disposição para votar o PL Antifacção”, acrescentou o líder em postagem nas redes sociais.

Deputados e articuladores do Planalto no Congresso têm trabalhado em torno de um consenso no texto e não descartam endossar a manutenção do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) na relatoria do texto. A avaliação é que trocar o relator poderia atrasar a votação. Logo após a aprovação do PL Antifacção no Senado, a ministra das Relações Institucionais Gleisi Hoffmann chegou a defender publicamente que Derrite fosse substituído.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo