Política

Lei eleitoral salva outro tucano da cadeia

Em disputa pelo Senado, o ex-governador goiano Marconi Perillo foi alvo de operação da PF. Candidatos não podem ser presos 15 dias antes das eleições

Perillo assina convênio ao lado de Doria (esquerda)
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira 28 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao tucano Marconi Perillo, ex-governador de Goiás e candidato ao Senado. A operação Cash Delivery prendeu Jayme Rincón, coordenador de campanha de um aliado de Perillo, o atual governador e candidato à reeleição José Eilton, também do PSDB.

A operação apura o pagamento de propina a políticos e servidores de Goiás com base em delações de executivos da construtora Odebrecht. Os repasses indevidos chegariam a 12 milhões de reais. Perillo, que aparece com 29% das intenções de voto em uma pesquisa Ibope da sexta-feira 21, tornou-se réu por corrupção passiva no início de setembro.

Leia também:
Após prisão, candidatura de Beto Richa ao Senado derrete

No pedido para os mandados de busca e apreensão, a PF afirmou não ter solicitado a prisão de Perillo por causa da lei eleitoral, que veda a prisão de candidatos 15 dias antes do pleito, a não ser em flagrante.

Em nota, Antônio Carlos de Almeida Castro, advogado do ex-governador, afirma que a defesa repudia a operação e que não há “qualquer fiapo de indício” contra o tucano.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo