Política

Kassab não quer Tarcísio na disputa presidencial de 2026

O presidente do PSD também negou a pretensão de se lançar ao Palácio do Planalto na próxima eleição

O ex-ministro Gilberto Kassab. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, também secretário de Governo de São Paulo, disse nesta segunda-feira 15 que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deveria disputar a reeleição e esperar para se candidatar à Presidência da República em outra oportunidade.

Para Kassab, tentar se eleger ao Palácio do Planalto já em 2026 seria repetir os “equívocos” de antecessores no cargo, como José Serra (PSDB) e  João Doria.

“Em relação ao Tarcísio, primeiro que é uma decisão dele [de se candidatar]. Mas ele precisa observar bem os equívocos das decisões do José Serra e do João Doria, que no início do primeiro mandato já se colocaram como candidatos”, declarou Kassab durante evento do Grupo Esfera.

Em 2010, Serra perdeu para Dilma Rousseff (PT). Doria, por sua vez, não conseguiu sequer concretizar sua candidatura, diante da resistência ao seu nome no PSDB.

Assim, Kassab sugere que “se ele [Tarcisio] puder ficar oito anos [no governo], é melhor para São Paulo, para o Brasil e para ele”.

“Ao final de oito anos, se disputar a Presidência e vencer, e aí ficar mais oito anos, ele vai deixar a Presidência com 62 anos. Portanto, a ansiedade é inimiga da perfeição na politica”, emendou.

Kassab também declarou não ter pretensão de se lançar candidato à Presidência em 2026 e avaliou que vencerá a eleição o postulante que mais se aproximar do centro político.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo