Política

Kassab diz que aliança com Ciro ‘não é impossível’, mas apoio depende de crescimento nas pesquisas

O presidente do PSD elogiou o pedetista, a quem classificou como ‘um excelente candidato’ e ‘a única terceira via’

Gilberto Kassab e Ciro Gomes. Fotos: José Cruz/Agência Brasil e Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta terça-feira 3 que “não é impossível” seu partido apoiar o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, nas eleições deste ano. A aliança depende, porém, de um crescimento do pedetista nas pesquisas de intenção de voto.

O PSD fracassou em suas tentativas de lançar uma candidatura própria ao Palácio do Planalto, como nos casos do senador Rodrigo Pacheco (MG) e do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (que decidiu permanecer no PSDB).

“Nenhum partido vai fazer aliança com um candidato como o Ciro se ele não chegar no início de junho com 15%, 16%. Porque não é fácil, se ele tiver menos de 15%, em pouco tempo alcançar o Bolsonaro e o Lula”, disse Kassab em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Kassab fez elogios a Ciro, a quem classificou como “um excelente candidato” e “a única terceira via”. Ele mencionou “as dificuldades” de João Doria, pelo PSDB, e de Simone Tebet, pelo MDB. “Será que essa terceira via, que acho que é o Ciro, consegue até 10 de junho ter pelo menos 10% na espontânea?”, questionou. “É uma aliança difícil, o partido caminha para não ter candidatura.”

Pelas redes sociais, Ciro comentou as declarações de Kassab: “Obrigado, meu amigo Kassab, por dizer em público o que você tem me dito, com muita franqueza, em particular. Digo aqui o que tenho sempre lhe dito : estamos crescendo e vamos surpreender. O Brasil precisa de nós para rompermos esta polarização odienta”.

Uma pesquisa PoderData divulgada na última sexta-feira 29 apontou a liderança de Lula (PT) na corrida rumo à Presidência, com 41% das intenções de voto, ante 36% de Jair Bolsonaro (PL). Ciro, o terceiro colocado, marcou 6%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo