Política

Kassab convida Eduardo Leite para o PSD como alternativa ao nome de Pacheco à Presidência

Governador do RS é visto como alternativa caso presidente do Senado decida abrir mão de tentar o Planalto

(Foto: George Gianni/PSDB/Divulgação)
Apoie Siga-nos no

Diante da possibilidade de o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), desistir da pré-candidatura à Presidência da República, o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) passou a ser sondado pelo ex-ministro Gilberto Kassab. Segundo aliados, Leite discute a possibilidade de uma candidatura a presidente, desde que envolva um arranjo com outros partidos do centro.

Embora tenha saído derrotado das prévias tucanas, em novembro do ano passado, Leite teve projeção nacional com a disputa e manteve uma agenda de articulações com outras legendas do seu campo político.

O governador tem sido cobrado para aparecer mais no jogo político nacional por nomes do PSDB descontentes com a escolha do governador de São Paulo, João Doria.

O gaúcho tem bom canal de diálogo com Kassab, com quem já se encontrou três vezes desde dezembro — uma delas, inclusive, no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Em entrevista à jornalista Andrea Sadi, na GloboNews, Kassab disse que se a candidatura de Pacheco não vingar, há nomes que são “sempre lembrados dentro do partido”.

Embora Leite tenha dito dezenas de vezes, em entrevistas, que não será candidato a nenhum cargo em 2022, aliados sustentam que ele não descarta concorrer ao Palácio do Planalto pelo PSD.

No entanto, o governador adotou a estratégia de “jogar parado” e tem dito a pessoas próximas que seria necessário um “movimento externo” de forças de centro que o apoiassem para ser uma alternativa no campo da terceira via.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar