Política

Kassab acena a Lula e muda estratégia do PSD para campanhas nos estados e à Presidência, com incerteza sobre Pacheco

Presidente da sigla já afirma que não seria ‘impossível’ apoiar o petista já no primeiro turno, depois de insistir na ideia de nome próprio na disputa nacional

Gilberto Kassab, presidente do PSD e secretário do governo de Tarcísio. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Em meio às incertezas sobre a candidatura de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao Palácio do Planalto e de acenos do presidente do PSD, Gilberto Kassab, ao projeto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lideranças da legenda em ao menos nove estados têm se aproximado de palanques com o petista. Depois de insistir na ideia de nome próprio na disputa nacional — e, consequentemente, na formação de estruturas estaduais que pudessem dar sustentação à empreitada —, Kassab tem promovido uma reorientação de rota na estratégia. Ontem, dois dias após ter se reunido com Lula, o chefe do PSD disse que não seria “impossível” apoiá-lo já no primeiro turno.

A ideia inicial de Kassab era ter candidatos fortes em estados populosos para sustentar o nome de Pacheco à Presidência e contribuir para a eleição de uma bancada expressiva no Congresso. Além da candidatura de Pacheco não ter decolado, inclusive por falta de movimentação do próprio presidente do Senado, o “plano A” do dirigente também sofreu reveses nas articulações regionais idealizadas.

O ex-governador Geraldo Alckmin, cortejado pelo PSD, afastou-se do pleito em São Paulo e prefere ser vice na chapa de Lula. Na Bahia, onde Kassab tentou emplacar Otto Alencar como candidato ao governo, o próprio senador frisou que disputará a reeleição e apoiará a chapa do PT no estado. No Rio e em Minas, o PSD ainda pode ter candidaturas próprias, mas em arranjos que tendem a abrir palanques para Lula e Ciro Gomes (PDT).

Se Minas vier junto (com Lula), a maior parte dos grandes colégios eleitorais estará nessa direção. Colegas de estados como Amazonas e Mato Grosso também tendem a uma unidade com Lula já no primeiro turno — resume Alencar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo