CartaExpressa

Kalil anuncia cirurgia ‘sem intercorrência’ e prevê alta de Lula nesta sexta

O cardiologista, no entanto, disse que a recomendação é para que o chefe do Executivo evite grandes eventos nos próximos dias

Kalil anuncia cirurgia ‘sem intercorrência’ e prevê alta de Lula nesta sexta
Kalil anuncia cirurgia ‘sem intercorrência’ e prevê alta de Lula nesta sexta
O presidente Lula (PT). Foto: Pablo Porciúncula/AFP
Apoie Siga-nos no

O médico Roberto Kalil afirmou a jornalistas nesta sexta-feira que os procedimentos a que Lula (PT) foi submetido nesta manhã, no Hospital Sírio-Libanês, ocorreram sem intercorrência. A previsão, segundo ele, é que o presidente receba alta ainda hoje.

Uma das intervenções teve o objetivo de extrair uma queratose (acúmulo de pele) no couro cabeludo do petista – o processo é parecido ao que o mandatário foi submetido em fevereiro, em uma clínica da capital paulista. Ele também passou por uma infiltração no punho para tratamento de tendinite no dedão do polegar da mão direita.

À imprensa, Kalil declarou que a lesão na cabeça do presidente é “oriunda da exposição solar” e “muito comum”. O procedimento levou cerca de uma hora. O processo de cicatrização, de acordo com o médico, deve demorar cerca de um mês. Enquanto isso, Lula deverá usar um curativo e chapéu durante esse período, “mas nada que prejudique a sua agenda”.

O cardiologista, no entanto, disse que a recomendação é para que o chefe do Executivo evite “grandes eventos” nos próximos dias. “No dia a dia é uma lesão muito comum no consultório dermatológico, relacionada à exposição ao sol”, explicou a dermatologista Cristina Martinez Abdalla, que acompanhou o procedimento. “Não vai atrapalhar o dia a dia da campanha. O máximo que vai acontecer é Lula ter que usar chapéu”, acrescentou o médico pessoal do presidente.

Em nota divulgada na véspera, a Secretaria de Comunicação da Presidência destacou que a intervenção seria simples e não haverá necessidade de repouso após a ida ao hospital.

Lula viajou para a capital paulista na noite de quinta-feira 23, mas deu entrada no Sírio-Libanês por volta das 7h, acompanhado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja.

A previsão é que o petista fique na cidade durante o final de semana, onde tem residência em Pinheiros. A participação dele no encerramento do Congresso do PT, em Brasília, no domingo, ainda é incerta, embora o partido ainda a confirme. Na segunda, o presidente cumprirá agendas no interior do estado.

Ao longo desse terceiro mandato, além de acompanhamento médico periódico, Lula também necessitou ir ao hospital em algumas outras ocasiões. O presidente já precisou de atendimento para operar a cabeça após uma queda e retirar queratose, por exemplo. Em 2023, ele também passou por cirurgia no quadril para tratar uma artrose na região.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo