Política

Justiça suspende Telegram por não fornecer à PF dados completos sobre grupos neonazistas

Enquanto não fornecer as informações solicitadas pela corporação, a plataforma será multada em 1 milhão de reais por dia

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Justiça Federal do Espírito Santo determinou, nesta quarta-feira 26, que operadores de telefonia e lojas de aplicativos suspendam imediatamente o acesso ao aplicativo Telegram

A justificativa é que a empresa não entregou os dados completos solicitados pela Polícia Federal sobre grupos neonazistas que utilizam o serviço. 

Após a intervenção do judiciário na última sexta-feira 21, a plataforma ofereceu parte dos dados, mas não incluíram os números de telefone dos integrantes do grupo, conforme a demanda da corporação. 

A investigação da PF mira nos neonazistas que estariam estimulando os ataques recentes às escolas

“Exatamente porque agrupamentos lá [no Telegram] denominados movimento antissemita atuando nessas redes que nós sabemos que isso está na base da violência contra a nossas crianças, os nossos adolescentes”, afirmou o ministro da Justiça, Flávio Dino.

De acordo com o Ministério da Justiça, as empresas de telefonia Vivo, Claro, Tim e Oi e o Google a Apple, responsável pelas lojas de aplicativos Playstore e App Store vão receber o ofício sobre a suspensão do Telegram ainda na tarde desta quarta-feira 26.

Além da suspensão do aplicativo, a Justiça ampliou a multa aplicada ao Telegram por não entregar os dados de 100 mil para 1 milhão de reais a cada dia de recusa.

Leia a decisão na íntegra: 

Telegram - Decisão

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo