CartaExpressa

Justiça Militar condena coronel que pediu golpe de Estado a 4 meses de detenção

A condenação decorre de ofensas contra os comandantes das Forças Armadas durante os atos golpistas de 8 de Janeiro

Justiça Militar condena coronel que pediu golpe de Estado a 4 meses de detenção
Justiça Militar condena coronel que pediu golpe de Estado a 4 meses de detenção
O coronel José Placídio Matias dos Santos. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Justiça Militar condenou o coronel da reserva do Exército José Placídio Matias dos Santosquatro meses de detenção por ofensas contra os comandantes das Forças Armadas durante os atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023. A decisão foi tomada na última terça-feira 27.

O militar, que foi assessor no Gabinete de Segurança Institucional durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), também incitou a desobediência das Forças Armadas contra o presidente Lula (PT). A pena foi aplicada porque Placídio cometeu injúria contra seus superiores hierárquicos e por meio que facilita a divulgação do crime.

Mensagens publicadas pelo coronel José Placídio Matias dos Santos, que atuou no GSI — Foto: Reprodução

A sentença partiu do Conselho Especial de Justiça, formado por uma magistrada federal da Justiça Militar e quatro generais de brigada do Exército. O colegiado concordou, porém, em conceder a suspensão condicional da pena ao coronel. Ou seja: a punição será suspensa por dois anos, desde que ele cumpra algumas condições, como não mudar de endereço sem aviso prévio.

José Placídio ainda pode contestar a condenação no Superior Tribunal Militar. Ele responde a uma ação penal no Supremo Tribunal Federal por postagens nas redes sociais que incitavam um golpe de Estado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo