Política

Justiça manda Facebook remover propaganda de spa pró-Bolsonaro e Doria

Spa impulsionou irregularmente anúncio favorável a ambos os candidatos. Nota no site da empresa também é irregular, diz advogada

O spa em Ilhabela defendeu irregularmente voto em Bolsonaro e Doria
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo mandou o Facebook retirar do ar uma propaganda patrocinada de um spa em Ilhabela (São Paulo) que defende o voto em Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL, e João Doria, postulante ao governo de São Paulo pelo PSDB.

Segundo resolução do TSE do ano passado, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral impulsionada que não tenha sido contratada por partidos, coligações e candidatos.

Leia também:
Bolsonaro está agindo com fake news contra mim, diz Hadadd
Haddad: Brasil deve ajudar Venezuela a encontrar caminho pela democracia

Na publicação proibida pela Justiça, a empresa DPNY Beach Hotel & SPA patrocinou uma publicação no Facebook intitulada “Contra PT e Comunismo”. No post, uma imagem defende os votos em Bolsonaro e Doria. A liminar foi concedida a pedido de Paulo Skaf, candidato do MDB ao governo paulista e adversário de Doria.

Além da postagem irregular no Facebook, o spa redigiu uma nota em seu site oficial pedindo votos em Bolsonaro para impedir o retorno do PT ao poder. Segundo a advogada Paula Bernardelli, responsável por entrar com a ação contra a publicação da empresa no Facebook, a nota publicada no site também é irregular. De acordo com a resolução do TSE, pessoas jurídicas não podem fazer propagandas desse tipo, mesmo que gratuitamente.

Segundo Bernardelli, a nota do site da empresa não foi suspensa porque ela trata apenas do voto em Bolsonaro. “Como ajuizamos em nome do Skaf no TRE, não é competência do tribunal remover ou analisar propaganda relacionada ao pleito presidencial”, explica. Para pedir suspensão de propaganda irregular referente às eleições presidenciais, é necessário acionar o TSE, esclarece a advogada. 

Na nota, o spa defende abertamente o voto útil contra o PT. “Se você votar em qualquer outro candidato, indiretamente ajudará o PT a retornar ao poder. A única forma de evitar que isso ocorra é votar em Bolsonaro”, diz o texto do hotel.

A nota afirma ainda que “não existe outra opção minimamente razoável para se evitar o caminho do socialismo e do comunismo para o Brasil.” A nota termina com “Bolsonaro Primeiro Turno”.
 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar