Política
Justiça determina que Marçal publique direito de resposta de Boulos sem adulterações
A multa diária em caso de descumprimento é de 100 mil reais


A Justiça Eleitoral determinou, nesta sexta-feira 6, que o candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), deve publicar o direito de resposta do candidato do PSOL, Guilherme Boulos, em suas redes sociais sem adulterações em até 24 horas.
A multa diária em caso de descumprimento é de 100 mil reais. O ex-coach já havia sido obrigado a publicar uma resposta por acusações sem provas de que Boulos seria usuário de drogas.
Ele publicou, na terça-feira 3, o vídeo do candidato o PSOL. Entretanto, foi adicionada uma tela preta na thumbnail, imagem que vai na miniatura de previsão do vídeo.
Por isso, a campanha de Boulos foi novamente à Justiça. A nova decisão obriga Marçal a publicar o “vídeo-resposta e respectiva thumbnail” pelo prazo mínimo de dez dias e no Instagram e de dois dias no TikTok.
A decisão, do juiz da 2ª Zona Eleitoral, Rodrigo Colombini, reforçou que afirma não houve registro do cumprimento de sentença que obrigava Marçal a publicar direito de resposta.
Segundo o magistrado, “o descumprimento da veiculação do direito de resposta viola diversos princípios da Justiça Eleitoral: prestigia o poder econômico, incentiva a desinformação, viola a paridade de armas entre os candidatos”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Datafolha testa cenários de 2º turno com Boulos, Marçal e Nunes; veja os resultados
Por CartaCapital
Datafolha mostra empate entre Boulos, Marçal e Nunes; confira os números
Por CartaCapital