Política

Justiça autoriza quebra de sigilo fiscal e bancário de Ricardo Salles

Ministro é alvo de investigação por suposto enriquecimento ilícito. Seu patrimônio passou de 1,4 milhão para 8,8 milhões entre 2012 e 2018

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

A justiça paulista autorizou a quebra do sigilo fiscal e bancário do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. A autorização atende a uma decisão proferida pela 10.ª Câmara de Direito Público na última segunda, 18. Salles é alvo de uma investigação por suposto enriquecimento ilícito conduzida pelo Ministério Público Estadual (MP-SP) desde junho. O MP já tinha pedido os dados do ministro em duas ocasiões, mas os pedidos haviam sido negados pela Justiça.

No foco da investigação, conduzida pelo promotor Ricardo Manoel Castro, está o patrimônio de Salles, que saltou de 1,4 milhão para 8,8 milhões entre 2012 e 2018. Ela começou em julho depois de uma representação feita pela empresa Sppatrim Administração e Participações, que levantou suspeita sobre a evolução patrimonial de Salles com base nas declarações de bens que ele mesmo prestou à Justiça Eleitoral.

 

As divergências aparecem quando se compara as declarações do ministro em 2012, quando foi candidato a vereador e em 2018, quando foi candidato a deputado federal pelo partido Novo. No primeiro período, Salles declarou aplicações financeiras, 10% de um apartamento, um carro e uma moto. Já em 2018, o ministro informou possuir dois apartamentos de 3 milhões cada, 2,3 milhões em aplicações e um barco de 500 mil.

No período, o ministro ocupou dois cargos do governo Geraldo Alckmin (PSDB). Entre março de 2013 e novembro de 2014, foi secretário particular do ex-governador. Entre julho de 2016 e agosto de 2017, foi secretário do Meio Ambiente.

Salles nega as acusações de irregularidades em suas contas. “Todos os meus rendimentos e bens foram declarados por mim mesmo”, disse o ministro à reportagem do UOL. “Não tenho nenhum receio acerca da análise dos dados.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo