Política

Justiça autoriza investigação criminal contra deputado que assediou Isa Penna

Fernando Cury foi flagrado apalpando os seios da deputada durante sessão na Assembleia Legislativa de SP

Foto: Reprodução/Alesp
Apoie Siga-nos no

A Justiça de São Paulo autorizou a abertura de uma investigação criminal contra o deputado estadual Fernando Cury, que, no fim de 2020, foi flagrado apalpando os seios da deputada Isa Penna (PSOL) em uma sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O desembargador João Carlos Saletti determinou a oitiva de onze parlamentares que presenciaram o episódio, como o presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB), Carlos Eduardo Pignatari (PSDB), Erika Malunguinho (PSOL) e Professora Bebel (PT).

“Autorizo a Procuradoria-Geral de Justiça a proceder à instrução do procedimento investigatório, mediante a colheita de depoimentos de testemunhas e interrogatório dos investigados”, afirma no despacho em que acatou pedido feito pelo Ministério Público de São Paulo.

A solicitação para a instauração de um inquérito policial foi feita pelas advogadas Danyelle Galvão e Mariana Serrano, que representam Isa Penna.

“É inadmissível que uma mulher – ainda mais em seu ambiente de trabalho, e dentro de um órgão público – seja desrespeitada dessa forma. Mais ainda, é revoltante a tranquilidade que o requerido mostra ao cometer um crime contra a liberdade sexual de sua colega de trabalho, num ambiente público e televisionado”, argumentam as advogadas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo