Política

Juscelino denunciado: o que Lula já disse sobre a permanência do ministro

Cabe ao Supremo Tribunal Federal decidir se o chefe das Comunicações se tornará réu

Juscelino denunciado: o que Lula já disse sobre a permanência do ministro
Juscelino denunciado: o que Lula já disse sobre a permanência do ministro
Brasília (DF), 26/09/2023, O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante solenidade de lançamento do Poste Legal, que pretende organizar a ocupação dos postes de energia elétrica de forma eficiente, buscando uma gestão isonômica, não discriminatória e transparente do acesso à infraestrutura pelas prestadoras de serviços de telecomunicações. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) afirmou em diversas ocasiões ser necessário respeitar a presunção de inocência e o devido processo legal quando questionado sobre a situação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), agora denunciado pela Procuradoria-Geral da República em um inquérito sobre suposto desvio de emendas no tempo em que ele exercia o mandato de deputado federal.

A Polícia Federal indiciou Juscelino em junho de 2024, ocasião em que Lula indicou que afastaria o ministro em caso de denúncia. “Há um pedido de indiciamento da Polícia Federal, que precisa ser aceito pelo Alexandre de Moraes ou pelo procurador-geral da República”, disse o presidente em entrevista ao UOL.

A denúncia, porém, tem de partir da PGR e a avaliação cabe, neste caso, ao Supremo Tribunal Federal.

“O que eu disse para ele: só você sabe a verdade. Se o procurador indiciar (denunciar), você sabe que tem que mudar de posição. Enquanto não houver indiciamento (denúncia), ele fica como ministro”, disse o petista. “Se houver indiciamento (denúncia), ele será afastado.”

Esta é a primeira denúncia da PGR contra um integrante do primeiro escalão do terceiro mandato de Lula.

A PF indiciou Juscelino por crimes como corrupção passiva e organização criminosa, ao concluir uma apuração sobre supostos desvios de recursos de obras de pavimentação da estatal Codevasf em Vitorino Freire, no Maranhão, cidade que era comandada por Luanna Rezende, irmã de Juscelino.

O dinheiro na mira da PF seria proveniente de emendas parlamentares indicadas por Juscelino à época em que ele era deputado federal, entre 2015 e 2023. Ele também foi eleito para a legislatura de 2023 a 2027, mas se licenciou do cargo para assumir um ministério.

Em nota, a defesa de Juscelino afirmou que o ministro é inocente, reforçou que uma denúncia “não implica em culpa, nem pode servir de instrumento para o MP pautar o País” e classificou a análise do caso pelo STF como uma “oportunidade para se colocar um fim definitivo a essa maratona de factoides que vem se arrastando por quase três anos”.

“O ministro reitera sua confiança na Justiça e na imparcialidade do Supremo Tribunal Federal, acreditando que a verdade prevalecerá e que sua inocência será devidamente comprovada”, diz a nota, assinada pelos advogados Ticiano Figueiredo, Pedro Ivo Velloso e Francisco Agosti.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo