Política

Juiz suspende depoimento de Lula no caso dos caças suecos

A defesa do ex-presidente citou as mensagens da Vaza Jato, as quais expõem um projeto para ‘criar acusações sabidamente falsas’

Juiz suspende depoimento de Lula no caso dos caças suecos
Juiz suspende depoimento de Lula no caso dos caças suecos
Caça do modelo Gripen. Foto: FABRICE COFFRINI/AFP
Apoie Siga-nos no

O juiz Frederico Viana, substituto da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, suspendeu os depoimentos do ex-presidente Lula, de seu filho Luís Cláudio e de todos os acusados na ação que investiga a compra de caças suecos durante o governo de Dilma Rousseff.

A oitiva de Lula estava marcada para a próxima quinta-feira 27, por ordem do juiz Frederico Botelho de Barros Viana, também substituto da 10ª Vara. O depoimento faria parte de uma ação penal aberta em 2016 após o Ministério Público Federal apresentar uma denúncia motivada pela compra de 36 caças do modelo Gripen.

Os supostos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa teriam sido cometidos entre 2013 e 2015. A denúncia do MPF contra Lula foi apresentada em dezembro de 2016.

Na peça que levou à suspensão do depoimento, o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, cita as mensagens trocadas por procuradores da Lava Jato em Curitiba, as quais expõem um projeto para “criar acusações sabidamente falsas”.

O despacho do magistrado informa, ainda, que a defesa argumenta “que tais mensagens, que vieram à lume apenas após a decisão do Ministro Lewandowski, deferindo acesso ao material apreendido no âmbito da Operação Spoofing, demonstram que carece aos Exceptos a imparcialidade que deve pautar sua atuação, pois permitem verificar que a denúncia oferecida nos autos principais fora construída pela força-tarefa do Paraná em um contexto que buscava, injustamente, condenar, principalmente, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA por crimes que não praticou”.

Na decisão, Viana reforça a importância da imparcialidade nas apurações e estabelece o prazo de trinta dias para que o MPF se manifeste sobre as teses apresentadas pela defesa. Até lá, ficam suspensas as oitivas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo