Política
Jornalistas são hostilizados em evento conservador em SC
Evento conta com palestras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente argentino Javier Milei


Jornalistas da CNN Brasil e do jornal O Estado de S. Paulo foram hostilizados neste domingo 7 por participantes do CPAC Brasil, evento conservador que acontece em Balneário Camboriú (SC).
A jornalista da CNN Isadora Aires estava gravando imagens dentro do local e foi confundida com uma repórter da TV Globo. Aí então a multidão vaiou a jornalista e entoou gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.
A jornalista teve de deixar o local e procurou ajuda da Polícia Militar.
Já o repórter do jornal O Estado de S. Paulo, Pedro Augusto Figueiredo, foi empurrado por apoiadores de Bolsonaro após perguntar para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro sobre o caso das joias. Michelle respondeu: “Que joias? Você tem que perguntar para quem ficou com as joias. Eu não sei de nada”.
O evento conta com palestras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente argentino Javier Milei. Além de outras figuras da direita, como o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
As críticas à imprensa fazem parte do discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro. No sábado, ele usou sua fala para, além de tecer críticas ao PT, falar da imprensa. “A imprensa que me critica, a grande imprensa, mais uma vez estou à disposição de vocês”, disse.
Importado dos Estados Unidos, o CPAC (Conservative Political Action Conference) é organizado pelo Instituto Conservador Liberal (ICL), presidido no Brasil pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Na contramão do STF, deputados de SC aprovam lei para punir uso e porte de maconha com multa
Por Wendal Carmo
A explicação do governo da Argentina sobre Milei não buscar encontro com Lula em viagem ao Brasil
Por CartaCapital