Política

Jornal francês vê governo Bolsonaro sem rumo, apesar de eleição de aliados

A vitória ‘protege a curto prazo’ o presidente brasileiro de processos de impeachment, diz publicação

O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

As eleições de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco são analisadas nesta terça-feira 2 pelo jornal Les Echos, publicação de referência no meio empresarial francês. Jair Bolsonaro conseguiu colocar dois aliados na presidência da Câmara dos Deputados e do Senado, o que o protege a curto prazo de processos de impeachment, diz o diário francês.

O principal ponto em comum entre os dois vencedores é que ambos contaram com o apoio explícito do chefe de Estado, explica o texto do correspondente em São Paulo, Thierry Ogier. Ele observa que as reformas econômicas tendem a tramitar mais depressa do que as pautas de costumes, mesmo se o governo não envia sinais claros do que pretende fazer.

É especialmente a chegada de Arthur Lira ao comando da Câmara que muda a situação. “Sua vitória oferece uma trégua para Jair Bolsonaro, fortemente criticado por sua polêmica gestão da epidemia de Covid-19, motivo de vários pedidos de impeachment”, informa o jornal francês, na medida em que cabe ao presidente da Câmara dos Deputados validar ou não esses pedidos. Les Echos salienta que a dupla vitória de aliados deve permitir que Bolsonaro acione seu programa para as próximas eleições.

“Mas que programa?”, indaga o diário francês. “O governo Bolsonaro parece ter perdido o gosto pelas grandes reformas econômicas ou privatizações”, constata a publicação. Alguns observadores evocam a falta de clareza do programa econômico do governo, apesar de o presidente do Senado ter apontado a importância de realizar algumas reformas que dividem a opinião pública.

Queda de popularidade

Analistas consultados pelo Les Echos estimam que o governo tem se comportado de forma errática em relação às reformas, sem manifestar claramente o que pretende fazer. Alguns projetos terão consequências dolorosas e caras em termos de popularidade, o que pode levar Bolsonaro a dar prioridade a pautas menos explosivas do ponto de vista do Planalto, como a ampliação do porte de armas e a autorização de atividades de mineração em terras indígenas.

Les Echos assinala que a popularidade de Bolsonaro despencou recentemente para 31% de opiniões favoráveis. “A gestão da epidemia é cada vez mais contestada, principalmente em Manaus, onde dezenas de pacientes morreram por falta de oxigênio nos hospitais”, aponta o Les Echos.

Outra razão para o declínio de Bolsonaro nas sondagens foi a interrupção do pagamento do auxílio emergencial aos mais pobres no início do ano. “As revelações sobre os gastos extravagantes do governo federal com alimentos no ano passado, incluindo € 2,3 milhões em leite condensado, também irritaram muitos brasileiros”, conclui a reportagem.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo