Jones Manoel responde: “O que é fascismo?”

Assista à estreia do novo colunista do canal de CartaCapital no Youtube

Apoie Siga-nos no

 

O historiador e youtuber Jones Manoel estreia, nesta quarta-feira 05, a coluna “Manual do Jones” no canal de CartaCapital?feature=oembed" frameborder="0" allowfullscreen> no Youtube.

O primeiro tema dessa trajetória será “O que é fascismo?” O termo, que vem sendo cada vez mais utilizado para apontar rivalidades no contexto político, será abordado pelo educador popular a partir de sua perspectiva histórica.

Construir uma espécie de “glossário com temas fundamentais do debate político” é uma das premissas do youtuber para a coluna.

O colunista promete “vídeos explicando o que é liberalismo, imperialismo, fascismo, ideologia, soberania nacional e outros conceitos, sempre indicando bibliografia para se aprofundar”.


Ele também fala em “ajudar a socializar o conhecimento sobre nomes fundamentais do pensamento crítico e da luta popular, com vídeos no estilo ‘quem foi…’ sobre figuras como Frantz Fanon, Vânia Bambirra, Ana Montenegro, Minervino de Oliveira, Thomas Sankara, Ruy Mauro Marini, Domenico Losurdo e outros, sempre indicando também livros para conhecer melhor o pensamento desses autores e autoras.”

 

Jones entende que “um dos grandes problemas do Brasil hoje é o baixo nível do debate político” e sugere como atuação a “pedagogia política”.

“A produção científica está muito fechada nos muros da universidade e o debate político na esfera institucional é pobre, superficial, marqueteiro e sem qualquer profundidade histórica e teórica. É cada vez mais urgente atuar a partir da pedagogia política, fazer política socializando conhecimento, popularizando uma visão científica de mundo, fazendo da teoria crítica o senso comum do povo trabalhador”, finaliza.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.