Política

Jones Manoel responde: “O que é fascismo?”

Assista à estreia do novo colunista do canal de CartaCapital no Youtube

Apoie Siga-nos no

O historiador e youtuber Jones Manoel estreia, nesta quarta-feira 05, a coluna “Manual do Jones” no canal de CartaCapital?feature=oembed" frameborder="0" allowfullscreen> no Youtube.

O primeiro tema dessa trajetória será “O que é fascismo?” O termo, que vem sendo cada vez mais utilizado para apontar rivalidades no contexto político, será abordado pelo educador popular a partir de sua perspectiva histórica.

Construir uma espécie de “glossário com temas fundamentais do debate político” é uma das premissas do youtuber para a coluna.

O colunista promete “vídeos explicando o que é liberalismo, imperialismo, fascismo, ideologia, soberania nacional e outros conceitos, sempre indicando bibliografia para se aprofundar”.

Ele também fala em “ajudar a socializar o conhecimento sobre nomes fundamentais do pensamento crítico e da luta popular, com vídeos no estilo ‘quem foi…’ sobre figuras como Frantz Fanon, Vânia Bambirra, Ana Montenegro, Minervino de Oliveira, Thomas Sankara, Ruy Mauro Marini, Domenico Losurdo e outros, sempre indicando também livros para conhecer melhor o pensamento desses autores e autoras.”

 

Jones entende que “um dos grandes problemas do Brasil hoje é o baixo nível do debate político” e sugere como atuação a “pedagogia política”.

“A produção científica está muito fechada nos muros da universidade e o debate político na esfera institucional é pobre, superficial, marqueteiro e sem qualquer profundidade histórica e teórica. É cada vez mais urgente atuar a partir da pedagogia política, fazer política socializando conhecimento, popularizando uma visão científica de mundo, fazendo da teoria crítica o senso comum do povo trabalhador”, finaliza.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo