Política

Joesley e Saud se apresentam à Polícia Federal

Pedido de prisão apresentado por Rodrigo Janot foi aceito pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal

Apoie Siga-nos no

Os delatores Joesley Batista e Ricardo Saud, da JBS, se entregaram à Polícia Federal em São Paulo na tarde deste domingo 10 após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatar o pedido de prisão apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Ambos chegaram por volta das 14h à sede da Superintendência Regional da PF, onde estão presos, e a expectativa é que sigam para Brasília apenas na segunda-feira 11. As prisões são temporárias (cinco dias), mas podem ser prorrogadas ou convertidas em prisões preventivas. 

Os pedidos de prisão foram apresentados por Janot na noite de sexta-feira 8. Em pronunciamento no início da semana, Janot revelou a existência de um áudio que indicaria ilícitos na delação da JBS. Na gravação, Joesley e Saud apontam uma possível participação do ex-procurador da República Marcelo Miller no acordo de delação quando este ainda era procurador, o que pode configurar improbidade administrativa.

Leia também:
O que ocorre com a denúncia contra Temer?
Áudio sugere ilícitos na PGR e no STF

Miller deixou o cargo oficialmente em 5 de abril; o áudio foi gravado em 17 de março. Janot também pediu a prisão do ex-procurador, o que foi rejeitado pelo ministro do Supremo.

Em sua decisão, Fachin afirma que há “indícios suficientes” de que os delatores omitiram informações da Justiça e diz, ainda, que mantê-los em liberdade seria um “estímulo” para tais práticas.

“Tal atitude permite concluir que, em liberdade, os colaboradores encontrarão os mesmos estímulos voltados a ocultar parte dos elementos probatórios, os quais se comprometeram a entregar às autoridades em troca de sanções premiais, mas cuja entrega ocorreu, ao que tudo indica, de forma parcial e seletiva”, diz a decisão.

Fachin determinou, ainda, a suspensão do acordo de delação.

“Cabível, portanto, nos termos pleiteados pelo MPF, a parcial suspensão cautelar da eficácia dos benefícios acordados entre o Procurador-Geral da República e os colaboradores para o fim de se deferir medidas cautelares com a finalidade de se angariar eventuais elementos de prova que possibilitem confirmar os indícios sobre os possíveis crimes ora atribuídos a Marcello Miller”, afirmou o ministro. 

Denúncia contra Temer

Após a divulgação do conteúdo das gravações, Janot e o acordo de delação da JBS passaram a sofrer críticas não apenas de aliados do governo, mas juristas e colegas de carreira que entendem que as provas estarão comprometidas caso seja confirmada a fraude na delação.

Por esse motivo, Janot deve sofrer questionamentos sobre a segunda denúncia a ser apresentada contra Michel Temer, parte dela embasada nas provas trazidas pelos delatores da JBS.

O PGR defende que as provas colhidas nas delações da JBS ainda seguem válidas, mas há interpretações jurídicas contrárias, como a teoria da “árvore envenenada”, segundo a qual toda prova produzida em consequência de uma descoberta obtida por meios ilícitos estará contaminada. A tese já levou ao encerramento de outras investigações, como a Operação Satiagraha. 

A defesa de Temer pediu a suspensão de eventuais denúncias contra o peemedebista até o esclarecimento das suspeitas envolvendo a delação da JBS. O plenário do STF deve julgar a questão na quarta-feira 13, pois Fachin decidiu submeter o caso a todos os ministros da Corte.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar