Política

João Doria entra na Justiça contra Sara Winter por ameaças

A ativista bolsonarista fez acusações contra o governador e convocou a militância para ir até sua casa

Ativista bolsonarista Sara Winter. Foto: Reprodução/Twitter.
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pediu nesta segunda-feira 1 a abertura de um inquérito policial contra a ativista bolsonarista Sara Winter por crimes contra a hora e ameaça contra ele. Doria acusa a ativista de ter praticado 31 crimes de difamação em postagens nas redes sociais e de tê-lo ameaçado, convocando pessoas para irem até a casa do governador para “infernizar sua vida”.

A notícia-crime, elaborada pelo advogado Fernando José da Costa, pede que a Polícia Civil apure os supostos crimes cometida pela ativista.  Em suas publicações, Winter chama Doria de “mau caráter”, “sádico”, “oportunista”, “Botox ambulante” e “escalador político”, entre outras ofensas.

Em uma publicação, a ativista acusou o governador de inflar o número de mortes pelo coronavírus.

“No contexto ora delineado, tem-se que a noticiada [Sara Winter] praticou, no total, 31 (trinta e um) crimes de difamação contra o noticiante [João Doria]. Isto porque os crimes foram cometidos mediante a prática de mais de uma ação, referindo-se cada uma delas a uma ofensa diferente”, aponta o pedido.

Winter já é investigada no inquérito que apura ameças e fake news contra o Supremo Tribunal Federal (STF), tendo sido um dos alvos de busca e apreensão na operação da Polícia Federal da semana passada.

Em nota, Sara Winter diz ser “difícil compreender como um governador que tem tantos problemas para cuidar em seu estado gasta tempo e recursos humanos e materiais perseguindo quem o critica”. “A vida pública tem dessas coisas: ‘gregos e troianos’ juntos como observadores implacáveis. Como bem disse o Ministro Alexandre de Moraes em julgado de 2018, “Quem não quer ser criticado fique em casa”, afirma a ativista.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo