Política

João Doria condecora Sergio Moro com mais alta honraria de São Paulo

Em discurso, ministro aproveitou para se defender de ataques relacionados ao escândalo da #VazaJato

Foto: Lula Marques
Apoie Siga-nos no

O governador João Doria (PSDB) concedeu ao ministro da Justiça, Sergio Moro, a Grã-Cruz da ordem do Ipiranga, a mais alta honraria do Estado de São Paulo. A homenagem aconteceu nesta sexta-feira 28, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, o ministro fez um discurso em que, mais uma vez, se defendeu das acusações relacionadas aos vazamentos noticiados pelo site The Intercept Brasil.

Ao público, o ministro celebrou medidas de combate ao crime organizado e enalteceu o legado da Operação Lava Jato. Disse que o processo iniciou com a prisão do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, e que, na época, nem todo mundo deu importância. Porém, segundo ele, as investigações avançaram a partir de relevações de um “grande sistema de corrupção”.

Moro voltou a atacar a divulgação dos vazamentos pelo Intercept, chamando-a de “sensacionalista” e afirmando que as mensagens veiculadas não têm autenticidade verificada. Além disso, atribuiu ao “revanchismo” as recentes críticas sobre a Operação. “Achei que a Lava Jato tinha ficado para trás, que eu entraria numa nova fase. Mas há um certo revanchismo que reaparece”, queixou-se.

O ministro chegou esta semana de uma viagem aos Estados Unidos. A agenda cheia nos principais órgãos de segurança e inteligência americanos foram alvo de questionamento por parlamentares no Congresso. O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) entregou um requerimento ao Parlamento, exigindo explicações sobre as pautas tratadas na visita aos EUA, os nomes das autoridades com quem o ministro se reuniu e quais as justificativas. A viagem ocorreu após sucessão de reportagens da imprensa que colocam em xeque a imparcialidade de Moro ao conduzir a Lava Jato quando era juiz.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo