Política

João Campos lidera com folga para o governo de Pernambuco; veja os cenários

Levantamento do Paraná Pesquisas mostra o prefeito do Recife quase 40 pontos à frente de Raquel Lyra

João Campos lidera com folga para o governo de Pernambuco; veja os cenários
João Campos lidera com folga para o governo de Pernambuco; veja os cenários
João Campos e Raquel Lyra – Fotos: Marcos Pastich/PCR e Divulgação/Assembleia Legislativa de Pernambuco
Apoie Siga-nos no

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), é o favorito para assumir o governo de Pernambuco após a eleição de 2026, segundo um levantamento divulgado nesta sexta-feira 14 pelo Paraná Pesquisas. A sondagem indica que ele seria eleito em primeiro turno.

No primeiro cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos potenciais candidatos, Campos soma mais de 60% das intenções de votos. A governadora Raquel Lyra (que acaba de trocar o PSDB pelo PSD) ficou em segundo, com pouco mais de 20%. O bolsonarista Gilson Machado, ex-ministro do Turismo, vem bem atrás. Confira os números:

  • João Campos – 60,9%
  • Raquel Lyra – 22,2%
  • Gilson Machado – 6,5%
  • Nenhum / Branco / Nulo – 5,6%
  • Não sabe / não respondeu – 4,8%

Em outro cenário estimulado, o representante do bolsonarismo na disputa é o ex-deputado federal e ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira. Os percentuais obtidos por Campos e Lira são muito semelhantes ao do cenário anterior. Veja:

  • João Campos – 61%
  • Raquel Lyra – 22,1%
  • Anderson Ferreira – 6,1%
  • Nenhum / Branco / Nulo – 5,9%
  • Não sabe / não respondeu – 4,9%

João Campos, reeleito no Recife com mais de 78% dos votos em 2024, consegue uma pontuação respeitável mesmo na pesquisa espontânea (ou seja, quando não são apresentados nomes de eventuais postulantes ao cargo). Ele tem mais que o dobro das menções de Raquel Lyra. Confira:

  • João Campos – 22,7%
  • Raquel Lyra – 9,3%
  • Marília Arraes – 0,4%
  • Gilson Machado – 0,3%
  • Anderson Ferreira – 0,1%
  • Outros nomes citados – 0,8%
  • Não sabe / não opinou – 61,2%
  • Ninguém / branco / nulo – 5,3%

O Paraná Pesquisas ouviu 1.652 eleitores em 64 municípios pernambucanos. As pesquisas foram respondidas entre  8 e 12 de março. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo