Política

Jaques Wagner: “Irei apoiar quem for contra o Bolsonaro”, até Alckmin

O petista, candidato ao Senado na Bahia, afirma, porém, acreditar na ida de Fernando Haddad para o segundo turno

Wagner era o "plano B" preferido de Lula
Apoie Siga-nos no

Nome preferido de Lula para disputar a Presidência da República pelo PT antes da indicação definitiva de Fernando Haddad, o baiano Jaques Wagner recusou a empreitada em troca de uma eleição certa para o Senado na Bahia. Voz influente, o ex-governador e ex-ministro costuma manifestar opiniões divergentes de parte do comando da legenda.

Antes de o partido optar de vez pela candidatura própria, Wagner defendeu uma aliança com o pedetista Ciro Gomes. Agora, afirma que não hesitaria em apoiar o tucano Geraldo Alckmin caso ele fosse ao segundo turno contra Jair Bolsonaro, do PSL.

Leia também:
Civilização ou barbárie
Flávio Dino: Ciro está no jogo, mas Haddad é favorito

Presente na posse de José Dias Toffoli na presidência do Supremo Tribunal Federal, na quinta-feira 13, Wagner afirmou: “Eu irei apoiar quem for contra o Bolsonaro, independente da posição do PT, mas não acho que isso vai acontecer. Acho que o Haddad vai para o segundo turno em qualquer cenário, mas se o Bolsonaro for para o segundo vou apoiar quem for contra ele, seja o Alckmin ou Ciro”, disse.

O ex-governador da Bahia lembrou de seu esforço para levar o PT a apoiar Ciro. “Fui um dos que defendeu dentro do PT: não tendo a candidatura de Lula, apoiar alguém do nosso campo. Nunca defendi ser vice do Ciro, eu disse que tínhamos duas estratégias, nomear alguém novo ou apoiar alguém do campo, que obrigatoriamente é o Ciro. Ele foi ministro do Lula e foi superleal. A estratégia não vingou, então não adianta discutir”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo