Política
Janones prevê ‘imitar’ Daniel Silveira para anunciar que cumprirá decisão se perder no STF
A Corte notificou o deputado, aliado de Lula na corrida presidencial, para se pronunciar sobre acusações de Carlos Bolsonaro


O deputado federal André Janones (Avante-MG) declarou que, caso perca o processo movido por Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) no Supremo Tribunal Federal, publicará um vídeo inspirado naquele em que Daniel Silveira (PTB-RJ) ofendeu magistrados da Corte, mas para dizer que cumprirá a decisão.
Janones faz referência a um vídeo publicado no início de 2021 no qual Silveira disse que imaginou o ministro Edson Fachin “levando uma surra” e chamou Alexandre de Moraes de “idiota”.
Em entrevista ao programa Direto da Redação, no canal de CartaCapital no YouTube, Janones defendeu a ideia de usar os métodos bolsonaristas de comunicação, mas para defender a democracia e o respeito ao Supremo.
“Qual vai ser a minha reação quando eu receber a decisão? Eu vou fazer um vídeo nos moldes do Daniel Silveira, para mostrar também que ninguém me intimida, e vou dizer em alto e bom som, a qualquer ministro do STF, que eu vou pegar a decisão, caso eu venha a perder, e vou cumpri-la. Porque é isso o que um democrata faz”, disse Janones, na noite da quarta-feira 31.
O parlamentar se tornou alvo de queixa-crime por ter chamado Carlos Bolsonaro de “miliciano”.
Nesta quinta 1º, o ministro Ricardo Lewandowski notificou Janones para que se defenda das acusações do vereador. O parlamentar tem 15 dias para apresentar a sua argumentação.
A entrevista de Janones está disponível na íntegra no canal de CartaCapital no YouTube.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Janones pede desculpas após chamar Camargo de ‘capitão do mato’: ‘Espero ser punido pelo meu erro’
Por Victor Ohana e Leonardo Miazzo
‘Utilidade pública: não se desmente fake news em rede social’, diz André Janones
Por Leonardo Miazzo e Victor Ohana