Política

Janones admite retirar a candidatura para apoiar Lula no 1º turno

‘Se não (estivesse disposto), eu não iria conversar’, afirmou o presidenciável do Avante

Fotos: Divulgação/Câmara dos Deputados e Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O deputado federal André Janones (Avante) admitiu nesta sexta-feira 29 a possibilidade de retirar sua candidatura ao Palácio do Planalto para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno. 

“Sim (estou disposto a retirar a candidatura para apoiar Lula). Se não, eu não iria conversar”, disse Janones ao jornal O Estado de S.Paulo. “Tenho total consciência do meu tamanho do ponto de vista eleitoral, que é micro: um ou dois pontos (nas pesquisas). Mas ao mesmo tempo tenho noção do simbolismo da minha candidatura nessa eleição.”

O candidato do Avante marcou 1% de intenção de votos na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 28. 

Nesta sexta, ele afirmou que as negociações para um possível recuo devem ser difíceis. “Mas não no sentido do ‘toma lá, dá cá’. Mas no sentido de o ex-presidente encampar as minhas propostas. Se eu tiver que abdicar da candidatura, vou exigir muito.”

Segundo Janones, a política está “tomada pelo ódio com o Bolsonaro e o Centrão”. Assim, segundo ele, há cada vez menos espaço para discutir propostas e dialogar sobre democracia.

“Democracia é sinônimo de diálogo. Vou usar as palavras de JK (Juscelino Kubitschek): não tenho compromisso com o erro. Volto atrás das minhas decisões quantas vezes forem necessário. Nenhum dos candidatos me procurou para um diálogo para discutir propostas, exceto o ex-presidente Lula.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo