Política
Janja reage a postagem de Michelle: ‘Deus é sinônimo de amor, não importa qual religião’
Para atacar Lula, a primeira-dama ligou religiões afro-brasileiras a ‘trevas’
A socióloga Rosângela “Janja” da Silva, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), rebateu a publicação da primeira-dama Michelle Bolsonaro que compartilhou, nesta terça-feira 9, um vídeo em uma rede social em que associa religiões de matrizes afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda, às “trevas”. As imagens resgatam a participação de Lula em um encontro com grupos religiosos em Salvador.
“Eu aprendi que Deus é sinônimo de amor, compaixão e, sobretudo, de paz e de respeito. Não importa qual a religião e qual o credo. A minha vida e a do meu marido sempre foram e sempre serão pautadas por esses princípios”, escreveu Janja, esposa de Lula, no Twitter.
O vídeo foi inicialmente divulgado pela vereadora Sonaira Fernandes (Republicanos-SP) no Instagram nesta segunda-feira. Nele, Lula aparece diante de uma religiosa recebendo pipoca sobre a cabeça.
“Lula já entregou sua alma para vencer essa eleição”, escreveu a vereadora bolsonarista. Michelle então compartilhou no Instagram. “Isso pode, né? Eu falar de Deus, não”, questionou.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Para atacar Lula, Michelle Bolsonaro liga religiões afro-brasileiras a ‘trevas’
Por CartaCapital
‘Minha preocupação é se o povo vai aceitar quando acabar, em dezembro’, diz Lula sobre a PEC Eleitoral
Por Getulio Xavier
Os militares têm que fiscalizar fronteiras e não urnas, diz Lula
Por CartaCapital



