Política

Jair Bolsonaro chega a 55,4% de reprovação e governo tem 43,4% de avaliação negativa

A avaliação pessoal e a do governo de Jair Bolsonaro bateram recorde de rejeição desde o início do mandato, mostra pesquisa CNT

(Foto: Marcos Corrêa/PR)
Apoie Siga-nos no

O desempenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro à frente do governo federal é reprovado por 55,4% da população, segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira 12.

Esta é a maior cifra de rejeição que o presidente alcançou em seu governo, que, como ele, também é avaliado negativamente pelos entrevistados: 43,4% consideram a gestão federal como péssima ou ruim, 22,9% a classificam como regular e 32% acham que o governo é ótimo ou bom.

A avaliação negativa da figura de Bolsonaro enquanto presidente, em comparação com a última pesquisa da CNT, de janeiro, cresceu mais de oito pontos percentuais – 47% a 55,4%. Sua aprovação ficou em 39,2%, enquanto os que não sabem ou não responderam ao questionamento foram 5,4% do total. A CNT afirma que foram feitas 2.002 entrevistas por telefone, de 7 a 10 de maio de 2020, e que a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

(Fonte: CNT)

O único indicativo favorável ao governo vem com o questionamento da atuação frente à pandemia de coronavírus – mas, mesmo assim, a maioria dos entrevistados ainda avalia melhor a resposta dos governadores, rechaçados pelo presidente por adotarem quarentena oficial e outras medidas sanitárias mundialmente reconhecidas.

 

De acordo com a pesquisa, 51,7% aprovação a atuação do governo federal no combate ao coronavírus, frente a 42,3% que desaprovam e 6% que não responderam. Na perspectiva estadual, a satisfação chega a 69,2%, com 26,8% de desaprovação.

Outras ações políticas praticadas pelo presidente também não foram bem recebidas pelos eleitores, como a participação em atos antidemocráticos e o embate com o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que foi relativizado.

Em relação aos atos que atacavam o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, esta é uma temática reprovada pela maioria dos entrevistados: 51,8% se posicionam contrários ao teor das manifestações, enquanto 28,8% são favoráveis. Ainda, 10,8% afirmam que não são “nem a favor, nem contra” e 8,6% não responderam.

Já no imbróglio com Moro, há um empate das pessoas acham que o combate à corrupção irá ficar do jeito que está (39,9%) e daquelas que acham que a situação irá piorar (39,7%). Só 12% acreditam na melhora, e 8,4% preferiram não opinar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo